quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividades Unidade II Curso "Ensinando e Aprendendo com as TIC 100h".



GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC/2011


UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Leituras da Unidade II


1. LER E ESCREVER NA CULTURA DIGITAL: de Andrea Cecilia Ramal 
Pesquisadora do Centro Pedagógico Pedro Arrupe. Autora de Histórias de gente que ensina e aprende;Doutora em Educação - PUC-RJDiretora da Instructional Design


4. NUM MUNDO WIKI, UMA ESCOLA IDEM - PARTE I de Jaime Balbino em que ele discute, de forma sucinta e bem rápida a relação entre esta forma de produção e registro do conhecimento e suas implicações para a produção de conhecimento.



UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

ATIVIDADE 1 – Fórum: Navegando em busca do conceito de hipertexto.
1. Primeira parte: Faça uma pesquisa na internet sobre o conceito de hipertexto - vá até a página do google e inicie a sua busca “o que é hipertexto?” ou vá direto à página da Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. As palavras e expressões em azul são links para outras páginas ou para outros pontos na mesma página. Clique neles sempre que tiver curiosidade de saber a que se refere ou para onde aponta a expressão.
2. Experimente à vontade, clique nos diversos links, clique sobre as imagens, volte para a página anterior... a ideia, neste momento, é que você vivencie a sensação de navegar por um hipertexto.
3. Enquanto navega, reflita a partir de algumas perguntas orientadoras. Essas reflexões vão lhe ajudar a realizar a atividade que será descrita a seguir: Clicar nos links, facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central “os hipertextos?”
4. Segunda parte da atividade: elabore uma conceituação sobre hipertexto. A proposta, é que você crie um texto curto, de no máximo uma página. Faça da seguinte forma: volte a navegar pelo hiperdocumento sobre hipertexto procurando pequenos trechos que, na sua opinião, descrevam bem o que é um hipertexto. Volte ao hipertexto sempre que necessário procure um trecho curto (ou trechos) que apresente um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma relação entre esta forma de registro e as formas de produção e colaboração que começam a ser usuais e acrescente-as
5. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o ENDEREÇO DA PÁGINA DE ONDE RETIROU O TEXTO. Para isso copie-o do navegador e cole-o em seu texto ( dê “enter” após o trecho copiado). Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: PRESERVAR E RESPEITAR A AUTORIA É FUNDAMENTAL EM QUALQUER TRABALHO ACADÊMICO.
6. Observe que o endereço da página, depois que foi colado em seu documento fica em azul e sublinhado. Isso significa que o programa entendeu que isso é o endereço de uma página na Internet e fez deste texto um link para a página original. Pronto, seu texto acaba de tornar-se um hipertexto com link para outra página. Fácil assim, não é?
7. Complete o texto com um comentário seu sobre o que lhe parece que os hipertextos podem trazer de interessante para a sua prática profissional. Será que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos como suporte para provocar a aprendizagem?
8. Quando seu trabalho estiver pronto, poste-o no Fórum “Conceituando Hipertexto”
9. Em seguida, esco­lha uma ou mais postagem de seus colegas para realizar um comentário
ATIVIDADE 2: Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio.
Para esta atividade, você vai precisar criar um blog no servidor da BlogSpot (www.blogger.com). Se você já fez o curso de Introdução à Educação Digital, aprendeu a construir o seu blog e a postar conteúdos nele. O objetivo agora é que você utilize efetivamente o blog criado, ou crie um para postar o material que você irá produzir no decorrer deste curso (e pode continuar a ser utilizado por você ao longo de seus estudos). Poderá incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar na internet cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, essa coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória; o que aprendeu; as reflexões mais importantes; e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas, e as atividades executadas em sua sala de aula ... Não deixe de criar um nome bem legal e também uma descrição clara para o seu blog. Assim, você já informa, rapidamente, qual o objetivo da sua constru­ção e o que o leitor pode encontrar nele.
Depois de criado o seu blog, disponibilize o endereço para a turma no rum “comunicação direta” da unidade 2.

ATIVIDADE 3: Fórum A internet como espaço de autoria coletiva”: Wikipedia, Wikcionário”

VOCÊ CONHECE A WIKIPÉDIA? http://pt.wikipedia.org/ E O WIKICIONÁRIO? (http://pt.wiktionary.org/) A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").O modelo WIKI é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa .
O Wikicionário é muito semelhante, na aparência, à enciclopédia. Como é mais recente, há mais o que fazer, mais verbetes por incluir, mais verbetes para ampliar e corrigir. Vamos navegar um pouco por essa enciclopédia? E por este dicionário? OBS: Leia mais sobre isso na plataforma e-proinfo em módulo “conteúdo do módulo” unidade 2.

A) Primeiro passo: VAGANDO PELA WIKIPÉDIA
1. Abra a página inicial da Wikipédia que fica em http://pt.wikipedia.org
2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda frequentemente. Passeie por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.
3. Visite a seção “CORRELATOS”, que apresenta outros wikis (wikinoticia, wikilivros, wikispecies, wikiversidade, wikisource...) e descubra um mundo fantástico de pesquisa.
3. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.

B)Segundo Passo: VAGANDO PELO WIKICIONÁRIO

1. Abra a página inicial do wikicionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/
2. Vagueie um pouco por ele, começando pela primeira página, para familiarizar-se com o ambiente. Repare que parece muito com o da Wikipédia. Veja a definição de alguns termos comuns para saber como aparecem e as diversas possibilidades que o ambiente oferece e sugere. Visite alguns substantivos, alguns verbos...
3. O verbete “casa” é bem ilustrativo porque simples e com muitas informações. Ali, por exemplo, na seção “Ver também” a expressão “casa-da-mãe-joana” foi inserida por Alberto Tornaghi. Na seção “fraseologia”, a expressão “casa da sogra” também foi inserida por ele. Se clicar no histórico da página poderá ver isso.
4. Repare que os verbos incluem, entre outras coisas, a conjugação completa.
5. Procure por alguns verbetes típicos da região em que você vive. Anime-se, faça seu cadastro no ambiente e acrescente algum verbete, amplie a definição de outros contribuindo com alguns sinônimos,algumas expressões regionais. Aproveite para colocar ali o que só alguém da região em que você vive faria.
6. Depois desse passeio pela wikipédia e wikicionário compartilhe no FÓRUM “A internet como espaço de autoria coletiva: Wikipedia, Wikcionário” sua experiência de navegação nesses ambientes baseando-se nas seguintes questões: Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes? Pretende cadastrar-se nesses ambientes para contribuir?Encontrou algo interessante nas páginas correlatas? É possível levar essa proposta para a sala de aula?


ATIVIDADE 4: BIBLIOTECA- Planejamento e execução de uma atividade com uso da internet Nesta atividade você fará o Planejamento de uma atividade em uma sala de aula – em grupo - usando ferramentas da Internet.
1. A primeira tarefa será montar o grupo de trabalho (dupla ou trio)
2. Escolhido o grupo, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nesta unidade ou que vc já tenha contato
Algumas sugestões de atividade:
  • criação de páginas com links para coisas que tenham interesse na Internet;
  • navegação e pesquisa orientada na Internet- (por exemplo: Viajar pelo mundo e descobrir coisas novas pode ser muito divertido! Escolher um ou mais países sobre os quais se tenha interesse. Colocando o nome destes paises como palavras-chave de busca será possível encontrar muitos sites sobre eles. Caberá a você escolher aqueles que tiverem as informações mais ricas e interessantes);
  • aplicação do Correio Eletrônico, Blog (da turma)em atividade pedagógica ; Criação de verbetes para serem incluídos na Wikipédia ou Wikicionário, dentre outros.

- Para ajudá-lo, sugerimos alguns sites que podem lhe dar boas idéias: http://www.portacurtas.com.br/(Neste site, você encontra centenas de produções em curta metragem – várias delas com temas importantes para a educação e algumas delas até podem ser entendidas como produções possíveis de serem realizadas pelos próprios alunos. Faça uma busca pela ferramenta do próprio site e veja o que você encontra);Portal Planeta Educação:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/coluna.asp?coluna=2(Nesta seção do portal Planeta Educação, você encontra a sinopse de vários filmes, juntamente com seus vídeos, trailers e várias orientações para trabalho nas escolas); além do portal do professor: www.portaldoprofessor.mec.gov.br


Para realizar esta atividade, oriente-se por este roteiro:

1.Identificação: (cursistas, escola...)
2.Tema da Proposta
3.Objetivos ( descrever o foco de aprendizagem que pretende propiciar aos alunos)
4.Justificativa
5.Público alvo
6.Recursos ( mídias e tecnologias a serem utilizadas)
7.Disciplinas envolvidas
8.Metodologia (proposta das etapas/ações a serem realizadas
9.Período de realização
10.Avaliação
12.Formas de socialização (formas de divulgação)
13.Bibliografia e webliografia: os textos, sites, páginas da internet que os ajudaram a planejar e a fundamentar sua atividade.


Depois de planejada executem a atividade e não deixem de fotografar os momentos do desenvolvimento da atividade em sala ( essas fotos serão posteriormente postadas em seu blog) .Prepare o arquivo do seu texto e poste-o na BIBLIOTECA TEMA: Planejamento e execução de uma atividade com hipertexto ou Internet; SUBTEMA:atividade com internet. Vale repetir: salve seu documento observando o nome do arquivo para ser postado na biblioteca. Veja o exemplo: Mariajoana-unid2-ativ2 ; Obs.: apenas um componente do grupo deve postar a atividade. Certamente, a atividade deve identificar os demais integrantes.

ATIVIDADE 5 - Na questão 4 você planejou uma atividade para ser realizada com seus alunos, agora é a vez de por em prática o seu planejamento. Execute a atividade planejada e, fotografe os momentos de encontro em sala de aula pois assim você estará preparando o registro digital do seu trabalho para poder compartilhá-lo com o mundo através do seu portfólio digital , ou seja, o seu blog. Na atividade 2 você o construiu, agora começará a incrementá-lo. Capriche na sua postagem deve constar os aspectos gerais do trabalho. Boa sorte! Bom trabalho e boas postagens.

E...não deixe de visitar os blogs de seus colegas de turma... e COMENTÁ-LOS!!!

Até a próxima unidade, pessoal.


Elizania Assunção





Nenhum comentário:

Postar um comentário