sábado, 14 de agosto de 2010

Por Uma Nova Formação

PIM - O PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS

Cursista Elizania Assunção

Mediadora: Cintia B. Soares



Atualmente estamos sempre em busca de novos conhecimentos, novas aprendizagens, por que os avanços das tecnologias estão evoluindo de forma rápida na sociedade em que vivemos, e não podemos ficar de fora, pois nossos alunos são da era digital.

Como professora, procuro está sempre me atualizando a cada dia, pois precisamos ir em busca de novas informações. Dentro do contexto educacional em que estou inserida me considero uma eterna aprendiz e neste sentido me proponho sempre acompanhar as mudanças. Estou sempre buscando aperfeiçoamento que possa favorecer meu trabalho dentro ou fora de sala de aula. Sendo assim, me vem um questionamento que é sobre o papel do professor nos dias atuais, onde a ele cabe o papel de vencer desafios de cuidar da aprendizagem de seus alunos e não de ficar com aulas meramente repetitivas. Assim, ser professor hoje é ser um eterno aprendiz de novas metodologias, pois ser educador é fazer com que o aluno aprenda e isso é muito mais profundo do que dar simplesmente dar aulas.

Diante deste questionamento procuro sempre interagir com meus alunos de maneira que leve os mesmo a refletir sempre sobre seu papel na sociedade e que perspectivas cada um tem para o futuro. Acredito que o professor deverá repensar e modificar a sua prática pedagógica, a cada dia reconstruí-la, mas isso requer a compreensão e a articulação de novos referenciais pedagógicos que envolvem os conhecimentos das especificidades da disciplina e sua visão de mundo. O trabalho por projeto apresenta várias possibilidades de aprendizagem.

Elizânia
Referenciais Bibliograficos

Nóvoa, A. (Org.) Os professores e sua formação.Lisboa, Dom Quixote, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário