domingo, 20 de março de 2011

Atividades Unidade I Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC 100h.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC/2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC – 100H

Leituras da Unidade I


1. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. (Juan Ignacio Pozo)
2. Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade. (José Armando Valente)
  1. As sereias do ensino eletrônico (Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo)
Vídeo da Unidade 02: Educação e Tecnologia


UNIDADE I: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz?
Diante do cenário atual e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características dessa sociedade, reflita sobre o temaQuem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um texto, considerando os seguintes pontos para sua reflexão:

 Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
 Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?
 Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas?
 Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Orientações para a realização da atividade

  1. Escreva o texto no Editor de textos do BrOffice
  2. Para facilitar a identificação do nome do aluno e da atividade no ambiente e-Proinfo, o documento elaborado deverá ser salvo da seguinte forma: nome do aluno-atividade-unidade. Por exemplo: nesta atividade, a aluna Maria Helena Rodrigues deverá salvar o seu documento com o seguinte nome: mhelenarodrigues-ativ1-unid1.
Atenção: Não utilize acentos, cedilha, sinais de pontuação, espaço e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
  1. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Quem sou como professor e aprendiz”; subtema: “Quem sou”
4.O texto produzido por você deve ter no máximo 2 laudas e obedecer a seguinte formatação:

Tamanho do papel A4
Margem: superior e inferior 2,5cm
esquerda e direita 3cm
Fonte: tipo Arial Tamanho 11
Parágrafo (entrelinhas) 1,5


Atividade 2: Educação e Tecnologia

Dando continuidade às reflexões, assista a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discuta no Fórum “Educação e Tecnologia” sobre uma de suas idéias, mais especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho:

“... é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001);

Orientações para a realização da atividade

1.Para assistir a entrevista, acesse o vídeo pelo site: http://br.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY

2.Depois vá ao Fórum “Educação e Tecnologia” para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar – pelo menos 2- das contribuições dos colegas.

Atividade 3: Tecnologia na minha escola

Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.

Orientações para a realização da atividade:
1. Faça um levantamento e diga quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e
como elas vem sendo utilizadas;
2. Organize estas informações em um texto analisando:
a) Quais são as tecnologias mais utilizadas? Por quê?
b) Em que tipo de atividades são utilizadas?
c) A seu ver, o que dificulta a utilização desses recursos tecnológicos?
d) O que precisa ser feito para que as tecnologias sejam efetivamente utilizadas?
3. Poste o arquivo desta atividade no DIÁRIO DE BORDO,
4. Acesse o item Diário de Bordo;
5. Selecione o seu nome na listagem;
6. Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo ou copie e cole seu
texto do editor de texto.

Atividade 4 Pesquisando sobre trabalho por projeto.
A proposta desta atividade é que seja feita uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado, uma vez que este tema estará permeando as demais unidades do curso.

Orientações para a realização da atividade:
1. Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores;
2. Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros;
3. Organize num texto as informações evidenciando sua análise sobre os dados pesquisados.
4. Para facilitar a identificação do nome do aluno e da atividade no ambiente e-Proinfo, o documento elaborado deverá ser salvo da seguinte forma: nomedoaluno-atividade- unidade. Por exemplo: nesta atividade, a aluna Maria Helena Rodrigues deverá salvar o seu documento com o seguinte nome: mhrodrigues-ativ1-unid1.
Atenção: Não utilize acentos, cedilha, sinais de pontuação, espaço e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
5. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno tema:Pesquisando sobre trabalho por projeto subtema: “pesquisa _projeto”
6.O texto produzido por você deve ter no máximo 2 laudas e obedecer a seguinte formatação:
Tamanho do papel A4
Margem: superior e inferior 2,5cm
esquerda e direita 3cm
Fonte: tipo Arial Tamanho 11
Parágrafo (entrelinhas) 1,5

Atividade 5Divulgando a pesquisa
O resultado e a análise da pesquisa sobre “trabalho por projetos” deverão ser divulgados entre os participantes da turma no próximo encontro presencial Orientações para a realização das atividades:
1.Organize um resumo em slides ( no máximo 4)apresentando o resultado da pesquisa feita na atividade anterior.
2.O documento elaborado deverá ser salvo da seguinte forma: nome doaluno-atividade-unidade. Por exemplo: nesta atividade, a aluna Maria Helena Rodrigues deverá salvar o seu documento com o seguinte nome: mhrodrigues-ativ1-unid1.

Atenção: Não utilize acentos, cedilha, sinais de pontuação, espaço e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, em tipo de documento escolha a opção “apresentação” tema “Divulgando a Pesquisa” subtema: “Divulgação da pesquisa”.
4.Salve o arquivo em um pendrive para fazer a apresentação no Encontro presencial.

Mediadora: Elizania Assunção

Marabá 20/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário