quarta-feira, 30 de março de 2011

Mídias na Educação

O termo mídias visa pôr em relevo os traços diferenciais de cada mídia, para caracterizar a cultura que nasce nos trânsitos, intercâmbios e misturas entre os diferentes meios de comunicação (SANTAELLA, 1992,).

Na atualidade, é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação que gera informação (rádio, televisão, jornal). Tendo em vista que vivemos na dita sociedade da informação, onde aprender é uma exigência social, tornando-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras com apoio das mídias (ALMEIDA, 2005 apud JAPIASSU E MARCONDES, 1993,).


Com o advento do computador, a crescente importância de comunicação texto-áudio-visual e do acesso às informações em todos os campos de atuação dos indivíduos, novas formas de combinação de artefatos tecnológicos foram viabilizadas. Assim surgiram novos referenciais de comunicação de aquisição, construção e distribuição de informação. Neste sentido, os conhecimentos não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados. O novo desafio na educação é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação, de forma a internalizá-la e transformar em conhecimento. É sabido que a maior parte do que se ensina não é percebido pelos alunos como significativo.
A escola vê o professor como um profissional reflexivo mediadores de processos de  aprendizagem, criador de situações de ensino, um protagonista de concretizações curriculares, a chave da integração das tecnologias (SILVA, 1998, p. 205) "Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem" (PERRENOUD, 2000, p. 139). Neste contexto, os educadores precisam refletir constantemente sobre as práxis, no sentido de ressignificar o currículo escolar, com ações que possibilite ao aluno a construção de valores individuais e coletivos, trabalhando a afetividade, a responsabilidade e o compromisso as aprendizagens. O currículo não é algo pronto, são estratégias de atuação docente para alcançar os objetivos.

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