segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atividades Unidade III Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC/2011
UNIDADE 3 - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Leituras para esta unidade:
1.Contextualização da Unidade 3
2.Os Desafios da Linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola, Pedro Demo;
3.Desafios e possibilidades da integração de tecnologia ao currículo, Mª Elizabeth B. Almeida / Mª Elizabette B.B. Prado
4. Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações, Mª Elizabette B.B. Prado
ATIVIDADE 1 : CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA – Atividade presencial
Discussão oral: Divisão da turma em grupos (ou conforme a possibilidade da turma). Vamos iniciar pela leitura de uma entrevista feita com Pedro Demo, sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. E em seguida as demais leituras da unidade. As leituras nos instigam a refletir sobre os desafios da superação do descompasso existente entre a cultura cotidiana do aprendiz e aquela vivenciada na escola. Reflita sobre as seguintes questões:
1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
2- O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
3 - Desenvolvemos uma prática dialógica com os alunos? Ouvimos suas ideias, dúvidas, curiosidades?
4 - Quais são as estratégias que utilizamos e/ou consideramos que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
ATIVIDADE 2: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
Baseando-se no debate ocorrido no encontro presencial , escreva uma mensagem, a ser postada no FÓRUM: “Possibilidades de contribuições das tecnologias” sintetizando os pontos relevantes da discussão e enfatizando as significativas contribuições que as tecnologias podem trazer integradas à sua prática pedagógica.
ATIVIDADE 3: PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Enfatizamos que esta atividade pode ser considerada como um “ponto alto” do curso, quando você estará aplicando, em sua prática, um amplo conjunto de aprendizagens construídas até aqui, acerca da aplicação das TICs na educação como possibilidade de inovar a prática educativa e de ultrapassar as paredes da sala de aula e as limitações das grades de programação de conteúdo.
Orientação didática:
Na unidade anterior você elaborou e executou uma atividade com uso da internet, agora a ideia é que você elabore novamente um plano de aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho com o uso de tecnologias (não apenas internet), seguindo o roteiro do Portal do Professor. Em seu plano de aula privilegie estratégias em que os alunos sejam os atores principais, que eles próprios sugiram “o que gostariam de aprender”; proponha pesquisas e debates, para que ocorra construção, colaboração entre colegas, registros e divulgação dos novos conhecimentos. Deve-se dar preferência a projetos que propiciem:
a) O desenvolvimento da competência leitora e escritora;
b) Projetos temáticos transversais .
c) Projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado tema de impacto social, na melhoria da própria escola, ou da comunidade em que vivem.
d) Inclua em suas estratégias recursos multimídia e de interação. Mas lembre-se que a aula não deve ser simplesmente sobre o uso desses recursos, e sim, propor o uso das TICs de forma integrada ao currículo e para enriquecer a dinâmica de trabalho dos alunos. Exemplos: Vídeos, animações/simulações, áudios, imagens, experimentos e outros - inseridos do portal ou links externos; Blogs - para divulgar as aprendizagens e promover a comunicação entre alunos e pessoas de diferentes localidades; Google docs, wiki ou outro editor - para produção colaborativa entre os alunos; Softwares educacionais – para criação de jogos, experimentações e outros.
e) Elaborar o plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor (modelo disponibilizado pelo formador e na ambiente em biblioteca>material do professor).
f) Depois de pronto, poste sua atividade na BIBLIOTECA – TEMA: Projetos de Trabalho em Sala de aula SUBTEMA: Plano de aula . Vale repetir: Salve seu documento observando o nome do arquivo para ser postado na biblioteca. Veja o exemplo: Mariajoana-unid3-ativ3;
Este plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola. Antes de elaborar o plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens. Ainda não é necessário concluir a execução do projeto.
ATIVIDADE 4- CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO .
Para você responder a estas questões, leia o material “Contextualização da Unidade 3” e complemente-o pesquisando em outras literaturas e sites.
Orientação didática:
1.Para melhor compreendermos o conceito de currículo e como as tecnologias se
integraram ao currículo dos projetos desenvolvidos durante este curso, reflita, sobre as
questões propostas:
* Afinal, o que é currículo?
* Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
* Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
* Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
2. Depois de ter lido as informações sobre currículo e refletido sobre as ideias principais agora dê respostas as questões acima e organize-as em um texto curto .
3. Poste sua atividade no FÓRUM: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. Vale lembrar: Contribua e comente as postagens de seus colegas.
ATIVIDADE 5 : AVALIAÇÃO DE SEU PERCURSO
Estamos nos encaminhando para a quarta e última unidade, é importante, neste momento, fazer uma análise do que temos vivenciado até aqui. Se der tempo, ainda poderemos melhorar antes do final do curso. Para isso, faça uma análise de seu percurso de aprendizagem nestas unidades e reflita a respeito das seguintes questões. Elas têm por objetivo apenas orientar suas reflexões, fique à vontade para abordar outras que poderão surgir. Como foi a sua participação nas atividades desenvolvidas em grupo e individualmente? E suas leituras? Foram produtivas? E a participação nos Fóruns, instigou novas descobertas e compreensões? Qual a maior dificuldade que você enfrentou? Você conseguiu superá-la? Como? Senão a superou, o que pretende fazer para que isso ocorra? O que você faria de diferente? Ou o que você gostaria de ter feito e não fez? Por quê? Como foram os encontros presenciais? O que você gostaria de acrescentar a eles? Registre suas respostas na ferramenta INTERAÇÃO > DIÁRIO DE BORDO

Até o Próximo Encontro.
Elizânia Assunção


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